Camilaferron loader
Por que o uso do protetor solar é tão importante?

NOTÍCIAS E
NOVIDADES

19/07/2019

Por que o uso do protetor solar é tão importante?

img_noticia

Dermatologista responde!

Há muito tempo, falamos da importância do uso do protetor solar diariamente. Mas muitas pessoas acabam esquecendo de aplicar o produto todos os dias, antes de sair de casa. Você também faz parte desse time? Então leia até o fim: você vai eliminar esse hábito ruim a partir de agora!

Antes de mais nada, é importante entender como funciona a radiação emitida pelo sol. Aquela luz que a gente consegue enxergar é apenas uma parte do espectro luminoso. Há outros raios solares que não são visíveis a olho nu - os raios infravermelhos e a radiação ultravioleta.

A camada de ozônio, que envolve todo o planeta Terra, consegue absorver grande parte desses raios solares, mas ainda assim eles conseguem chegar à superfície terrestre. E isso acontece durante todas as estações do ano, hein! Não adianta deixar de usar o protetor no inverno, achando que não há incidência dos raios solares.

São os raios ultravioleta que causam queimaduras e também são os responsáveis pelo câncer de pele. Por esse motivo, eles são considerados nocivos à saúde. O envelhecimento da pele também é um dos resultados da exposição prolongada ao sol sem o uso de protetor.

Os raios UVA e UVB podem ter um efeito cumulativo na pele, porque conseguem penetrar nas camadas mais profundas – e isso pode resultar em manchas, pintas, sardas, ressecamento e envelhecimento precoce.

Quando usado diariamente na pele, o protetor atua como uma barreira contra os raios ultravioleta. O grau de proteção é indicado pelo fator de proteção solar (FPS), que consta na embalagem do produto.

Quanto mais alto for o valor do FPS, maior será a proteção que o filtro solar oferece contra os raios solares. Na hora de escolher o fator de proteção, lembre-se que, quanto mais clara for a sua pele, mais alto deve ser o número do FPS. O FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta, e o FPS 30 protege 96,7%, por exemplo.

Mesmo em dias nublados, o uso de protetor solar é necessário. Afinal, os raios solares ainda estão presentes. O protetor deve ser aplicado meia hora antes de sair de casa, e reaplicado a cada 3 horas. No rosto, use o equivalente a uma colher de chá do produto a cada aplicação.

Há vários tipos de protetores no mercado: com cor, em spray, em creme, com vitamina C e antioxidantes, e vários outros benefícios. Ou seja, não há desculpa para não usar o protetor – e a aplicação pode ser feita em menos de um minuto em todo o rosto e pescoço.

Mas você pode estar perguntando: por que antigamente as pessoas não usavam protetor solar, e não se falava tanto em problemas relacionados à radiação do sol? Veja bem: há muitos anos, nossos avós talvez nem soubessem da importância do uso do protetor solar, e por isso mesmo tiveram a pele lesada por essa exposição ao sol.

Você já deve ter pensado: “nossa, meu avô com 50 anos parecia bem mais velho”. Como falei antes, o envelhecimento precoce é uma das consequências da radiação solar. O sol pode danificar as fibras de colágeno da pele, causando rugas e uma aparência mais velha.

Talvez o motivo mais importante para usar protetor solar todos os dias seja a prevenção contra o câncer de pele. Esse tipo de câncer é o tumor mais frequente no Brasil e no mundo! Em 2015, o número de mortes por câncer de pele não melanoma em nosso país foi de 1958 casos (2015-SIM).

Portanto, não deixe para amanhã o que você pode fazer agora. Incorpore em sua rotina diária o uso de protetor solar e garanta mais saúde e uma aparência mais jovem.

Gostou das dicas? Envie um e-mail para: camilaferrondermato@gmail.com